Liberdade, Democracia, Justiça, Paz, Fraternidade e Igualdade são palavras que nos geram sentimentos, nos fazem sonhar, nos arrepiam a pele e nos fazem crescer. A nós como pessoas e à nossa vontade de participar activamente na vida politica e cívica do nosso quotidiano.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gente que faz - Rumo ao Futuro

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Intervenção dos militantes do PS - Junta de Freguesia de Samora Correia.

Na última reunião pública da Junta de Freguesia de Samora Correia, o nosso militante José Pedro Ferreira fez à seguinte intervenção.

Boa Noite

Começo por saudar esta Assembleia e todos os órgãos nela presentes.

Uma primeira referência de que “Ter Coragem” é manter-mo-nos coerentes com as nossas próprias ideias, crenças e ideologias.

De todos os assuntos aqui discutidos hoje, quero realçar alguns aspectos, que não sendo de todos os mais importantes, me fazem parecer que merecem alguma intervenção ou comentário.

Alternativa ao trânsito na passagem pelo centro da vila:

Vejo, vimos, hoje, aqui, ser apresentada, pela bancada da CDU, discutida e aprovada uma moção sobre a criação de uma alternativa à passagem de trânsito pelo centro da vila de Samora Correia.

É com algum espanto que vejo que o Sr. presidente de Junta não teve qualquer intervenção sobre este assunto. Nem desmentindo nem, pelo menos, informando os autarcas sobre a historia deste assunto.

Ora o meu estado deve-se ao facto do Sr. presidente ter pertencido ao executivo camarário durante o mandato anterior e eu, nesse mesmo mandato, ter pertencido ao executivo da junta e ambos termos presenciado, durante reuniões entre a Junta de Freguesia de Samora Correia e a Câmara Municipal de Benavente à discussão deste ponto e também ambos termos conhecimento de que a proposta já tinha sido formalmente apresentada e respondida por várias vezes, mas nunca com um tom totalmente favorável ou pelo menos definitivo. De entre as variadas respostas a que assistimos relembro por exemplo algumas, e que acho que o Sr. presidente deveria, pelo menos ter informado os nossos autarcas.

“Que o assunto estava a ser estudado pelos técnicos especializados”.

“Que já se tinha estudado o assunto e que se iria intervir de maneira ao trânsito ser recomendado devido ao facto de não ser possível fazer um desvio, por parte do agora instituto Estradas de Portugal”

“De estar a decorrer um estudo no departamento de marketing para a elaboração de placas de trânsito aconselhando o desvio de trânsito.”


Grande prémio de Atletismo.:

É com agrado que vejo que mais uma vez, ao contrário do que alguns queriam, este evento voltou a ser realizado.

Gostaria de fazer notar que ainda bem que este ano houve provas juvenis, já que, só por falta de coragem de alguns no ano passado essa parte do projecto não avançou e não foi possível concretizar.

Gostaria também que o Sr. Presidente, ou o responsável do pelouro, pudessem, mas compreendemos que por uma questão de tempo útil ainda não tenha sido possível, ter apresentado um relatório da actividade, nomeadamente, em termos de participantes, custos efectivos, apoios, patrocínios, os próprios agradecimentos ás entidades convidadas, participantes e envolvidas, ou seja, um relatório completo do evento a nível organizativo, financeiro e de resultados.

Já agora aproveito para agradecer o facto desta junta me ter convidado pessoalmente e, julgo que por não ter conhecimento da minha morada, o ter feito através da documentação da assembleia municipal a entregar aos autarcas municipais.

Fundação Padre Tobias:

Ao contrário do que alguns possam pensar este é realmente um assunto a considerar em cada Assembleia de Freguesia, e passo a explicar o porquê deste meu entendimento.

A entidade Junta de Freguesia é o órgão executivo da representação da população.

Consoante os estatutos da fundação, e vontade expressa do referendo Padre Tobias, o, agora conselho de administração, terá ser composto por nomeados das entidades representantes, nomeadamente, da população, da diocese, e das entidades oficiais.

Ora cumprindo e assim sendo, a Freguesia de Samora Correia, nomeadamente, o órgão executivo, tem lugar a fazer essa nomeação, e sendo um órgão colegial é no seio do próprio executivo da Junta que é desenvolvido esse processo. Como, ao longo dos anos tem vindo a ser usual, é o Sr. presidente da Junta nomeado e então o representante.

Ora sendo que a Assembleia de Freguesia é o mais soberano órgão local é de todo adequado que os assuntos respeitantes ao trabalho desenvolvido pelo Sr. Presidente da Junta na Instituição sejam, pelo menos, apresentados, pelo menos, aos nossos autarcas.

Colaboração com a Câmara Municipal de Benavente:.

É agradável ver retomada, como foi aqui designada, a cordial colaboração com a Câmara Municipal de Benavente. Ficamos assim esperançados que mesmo com a maior das colaborações a nossa Junta de Freguesia, e consequentemente toda a população de Samora, Porto Alto e Arados, não perca o, infelizmente sempre pouco, poder de acção e até criatividade.

Lamento o facto de o Sr. Presidente levar, como o mesmo disse, 3 folhas escritas, de problemas a apresentar na reunião com a Câmara Municipal. Tal lamento fica a dever-se a várias razões:

1º - Penso que, mesmo não sendo conhecedor de tal documento, são poucas, as 3 folhas, relativamente às necessidades da freguesia.

Aproveito até para e ouso propor que, se o Sr. Presidente atempadamente reunir com os agora autarcas, preencherá, infelizmente, mais folhas de assuntos pertinentes para toda a área da freguesia e se tal acontecer, julgo também que acabaria com um facto interessante que se passou aqui, hoje, nesta assembleia, que foi ver projectos, propostas e ideias que outrora foram apresentados, aceites e/ou rejeitados, discutidos, analisados, comentados e até votados, serem, por assim dizer “roubados” de bancada para bancada.

2º - Porque uma só linha que fosse, de problemas da freguesia, que levasse à dita reunião com a Câmara Municipal, já seria demais em relação ao que a freguesia de Samora e os seus habitantes merecem.

3º - Porque como não descriminou e não explicou ficamos sem saber se aos problemas que apresentou teve resposta favorável e se serão ou não resolvidos.

4º - Porque o próprio Sr. Presidente, a determinada altura desta assembleia, em discussão com o autarca do PSD, que o interpolou sobre a actividade da Junta de Freguesia, o mesmo respondeu que poderia facultar essas 3 folhas como o resultado de um mês e meio de trabalho. Ora 3 folhas de supostos problemas dos quais não foi dado conhecimento e dos quais não sabemos se têm, ou para quando têm, resolução, são manifestamente pouco resultado de um trabalho a tempo inteiro numa freguesia com quase 300km quadrados e muito mais que 12.000 habitantes.